Quem sou? O que serei?
Irmão(ã), pode ter certeza, geralmente esta fase acontece na juventude. Por isso, é preciso ter o coração em Deus e os pés bem no chão. Digo “preciso” não apenas no sentindo de precisar, mas também de ser preciso, de precisão. Pois no caminho da salvação é preciso ser preciso.
Uma dúvida você não deve ter quando pensar em ser ou não ser um Jovem católico (Jovem com “J” maiúsculo, Jovem de Jesus), Jesus está presente na Eucaristia, vivo e ressuscitado. Esta é a única dúvida que não deve existir. Ele te ama, e te quer com Ele. Não O negue deixando de participar da Santa Missa. Não importa como os homens(e mulheres) deixam a casa de Deus com seus egoísmos, eles talvez estejam sendo usados pelo malíguino, mas também são teus irmãos, filhos de Deus e precisam da tua oração. “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus” MATEUS 5,10.
As provações que encontras na tua vida, até mesmo na igreja, no grupo, movimento ou pastoral que participas, não devem abalar a tua fé. Você precisa procurar e buscar Deus, pois Ele está te esperando.
Hoje li um posto no blog do Prof. Felipe Aquino, onde um padre chamado Gaspar Pelegrini partilhava sobre um programa de vida para o jovem católico. Achei muito interessante e por isso gostaria de partilhar alguns fragmentos com você hoje aqui em nossa reflexão, dos quais concordo e usei hoje em minhas orações.
Fica então as dicas do Pe. Gaspar para a tua vida:
“Instrui-se nas Verdades Eternas.
Procura conhecer a Religião, com seus dogmas, seus preceitos. Conhece a Deus e sabe que Deus o ama e só quer o seu bem.
Obedece a Deus (…)
Respeita os Mandamentos de Deus e da Igreja.(…)
Freqüenta os Sacramentos.
Sabe que, pela confissão, consegue o perdão dos pecados passados, e, pela comunhão, força para evitar novas quedas.
Reza com freqüência, principalmente a Nossa Senhora.
Não deixa passar um dia sem rezar. Vê em Nossa Senhora, uma Mãe que o ama muito. Reza sempre o Terço.
Pensa em seu futuro.
Antes de escolher qualquer profissão ou carreira, procura ver o que Deus quer dele. Está disposto a seguir a vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa, se Deus assim o quiser.Se vê que a vontade de Deus é que se case, leva a sério o namoro, escolhendo bem e respeitando a companheira.
Luta contra o pecado e suas ocasiões.
Prefere morrer a ofender a Deus, seu Pai, seu Salvador. Sabe quanto Jesus já sofreu pelos pecados. Esforça-se por viver sempre na graça de Deus. Evita programas inconvientes na televisão, revistas, ambientes perigosos. Vive sempre na presença de Deus.
Foge da ociosidade.
Está convencido de que a maneira mais fácil de cair no pecado é ficar sem fazer nada. Por isso está sempre ocupado.
Evita os maus companheiros.
Sabe que quem ama o perigo, nele cairá. Por isso foge de todos aqueles que podem fazer mal à sua alma, mesmo sob pretexto de amizade.
Não leva os outros ao pecado.
Tem grande cuidado para não dar escândalo. Não aconselha, nem convida a ninguém para ações ou lugares pecaminosos.
Detesta todos os vícios.
Não se deixa prender pelo álcool. Foge das drogas. Evita a música pesada e as imorais, porque também viciam. Combate todas as tentações contra a castidade (pensamentos, palavras, olhares, desejos, ações com outros ou sozinho).”
Fique com Deus
