segunda-feira, 30 de março de 2009

“Namoro, tempo de conhecer”

Hoje gostaria de partilhar com vocês um texto muito bom escrito pelo Prof. Filipe Aquino. E peço que coloques o teu relacionamento na tua oração de hoje. Se você é solteiro(a), não tem problema, também serve de reflexão sendo de grande valía para tua escolha. Reze, entregue tua vida nas mãos de Deus, teu relacionamento no colo de Maria, leia e reflita este artigo:


http://www.tcheecia.com/images/CJ03%20-%20Sapato%20masculino%20-%20couro,%20korino%20ou%20verniz.jpgQuando você vai comprar um sapato ou um vestido, não leva para casa o primeiro que experimenta, é claro. Você escolhe, escolhe… até gostar da cor, do modelo, do preço, e servir bem nos seus pés ou no seu corpo. Se você escolhe com tanto cuidado um simples sapato, uma calça, quanto mais cuidado você precisa ter ao “escolher” a pessoa que deve viver ao seu lado para sempre, construir uma vida a dois com você, e dando vida a novas pessoas.
Talvez você possa um dia mudar de casa, mudar de profissão, mudar de cidade, mas não acontece o mesmo no casamento. É claro que você não vai escolher a futura esposa, ou o futuro marido, como se escolhe um sapato. Já dizia o poeta que com gente é diferente. Mas, no fundo, será também uma criteriosa escolha.

A escolha do namorado não pode ser feita só por fora; mas principalmente por dentro. O Pequeno Príncipe nos ensinou que o mais importante é invisível aos olhos. O namoro é este belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, no qual, conhecendo-se mutuamente, vão se descobrindo e fazendo a grande escolha.

Namorar para quê?

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/05/04/04_MVG_edu_namoro1.jpgJá ouvi alguém dizer, erroneamente, que “o casamento é um tiro no escuro”; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo. Todo casamento começa em um namoro; por isso não se pode levá-lo na brincadeira; é coisa séria. A preparação para o seu casamento começa no namoro, quando você conhece o outro e verifica se há afinidade dele com você e com os seus valores. Se o seu namoro for sério, seu casamento não será um tiro no escuro nem uma roleta da sorte.
Só comece a namorar quando você souber “por que” vai namorar. A idade em que você deve começar a namorar é aquela na qual você já pensa no casamento, com seriedade, mesmo que este ainda esteja longe de acontecer. Não se faz nada bem feito na vida se nós não temos uma meta a atingir.
Para que você possa fazer bem uma escolha é preciso que saiba antes o que você quer. Sem isso a escolha fica difícil. Que tipo de rapaz você quer? Quais qualidades a sua namorada deve ter? O que você espera dele ou dela? Essa premissa é fundamental. Se você não sabe o que quer, acaba levando qualquer um…

A coerência dos valores

Os valores do seu namorado devem ser os mesmos valores seus; senão, não haverá encontro de almas. Se você é religiosa – e quer viver segundo a Lei de Deus – como namorar um rapaz que não quer nada disso? É preciso ser coerente com você. O casamento é uma unidade de almas e a religião é muito importante nessa união.

Tenho encontrado muitos casais de namorados e de casados que vivem uma dicotomia nas suas vidas religiosas; e isso é motivo de desentendimento entre eles. Há jovens que pensam assim: “Eu sou religiosa e ele não; mas, com o tempo eu o levo para Deus”. Isso não é impossível; e tenho visto acontecer; no entanto, não é fácil. E a conversão da pessoa não basta que seja aparente e superficial; há que ser profunda, para que possa satisfazer os seus anseios religiosos. Não renuncie aos seus autênticos valores na escolha do outro. Se é lícito você tentar adequar-se às exigências do outro; por outro lado, não é lícito você matar os seus valores essenciais para não perdê-lo. Não sacrifique o que você é para conquistar alguém. Há coisas secundárias das quais podemos abdicar sem comprometer a estrutura básica da vida, mas há valores essenciais que não podem ser sacrificados.

Namorar alguém que já foi casado

Algumas moças e rapazes católicos aceitam um namoro com alguém divorciado por medo de ficarem sós. É verdade que o casamento de um divorciado pode ser declarado nulo pela Igreja, mas é um processo que nem sempre é rápido. E não se pode casar sem a declaração de nulidade dada pelo Tribunal da Igreja. É melhor ficar só do que violar a Lei de Deus; pois ninguém pode ser plenamente feliz se não cumpre a vontade d’Ele. Portanto, saiba o que você quer, e saiba conquistá-lo sem se render. Não se faça de cego nem de surdo, tampouco de desentendido.

O conhecimento

http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/imagens/casamento1.JPGPara que você possa chegar um dia ao altar, você terá que escolher a pessoa amada; e para isso é fundamental conhecê-la. O namoro é o tempo de conhecer o outro. Mais por dentro do que por fora. E para conhecer o outro é preciso que ele “se revele” e se mostre. Cada um de nós é um mistério, desconhecido para o outro. E o namoro é o tempo de revelar (= tirar o véu) esse mistério. Cada um veio de uma família diferente, recebeu valores próprios dos pais, foi educado de maneira diferente e viveu experiências próprias, cultivando hábitos e valores distintos. Tudo isso vai ter que ser posto em comum, reciprocamente, para que cada um conheça a “história” do outro. Há que revelar o mistério!

Se você não se revelar, ele não vai conhecê-la, pois este mistério, que é você, é como uma caixa bem fechada e que só tem chave por dentro. É a sua intimidade que vai ser mostrada ao outro, nos limites e na proporção em que o relacionamento for aumentando e se firmando. É claro que você não vai mostrar ao seu namorado, no primeiro dia de namoro, todos os seus defeitos. Isso será feito devagar, na medida em que o amor entre ambos se fortalecer. Mas há algo muito importante nessa revelação própria de cada um ao outro: é a verdade e a autenticidade. Seja autêntico e não minta. Seja aquilo que você é – sem disfarces e fingimentos – mostre ao outro, lentamente, a sua realidade.

A mentira destrói tudo, principalmente, o relacionamento. Não tenha vergonha da sua realidade, dos seus pais, da sua casa, dos seus irmãos, entre outros. Se o outro não aceitar a sua realidade, e deixá-lo por causa dela, fique tranqüilo, esta pessoa não era para você, pois não o ama. Uma qualidade essencial do verdadeiro amor é aceitar a realidade do outro.

Amor à primeira vista

http://pwp.netcabo.pt/cris_gp/images/1avista.jpgO amor pelo outro cresce à medida que você o conhece melhor. Não existe verdadeiro amor à primeira vista. Não se ama alguém que não se conhece. Não fique cego diante do outro por causa do brilho da sua beleza, da sua posição social ou do seu dinheiro. Isso o impediria de conhecê-lo interior e verdadeiramente. Não esqueça: “O importante é invisível aos olhos”. E “Só se vê bem com o coração”. São Paulo nos lembra que o que é material é terreno e passageiro, mas o que é espiritual é eterno. Tudo o que você vê e toca pode ser destruído pelo tempo, mas o que é invisível aos olhos está apegado ao ser da pessoa e nada pode destruir. Esse é o seu verdadeiro valor.

Sexo

http://indoleromantica.blogs.sapo.pt/arquivo/4324343543854534534.jpgO namoro não é o tempo de viver a vida sexual; ela ainda não pertence ao casal; vocês não colocaram ainda uma aliança na mão esquerda; amanhã ela ou ele poderá se casar com outro… O sexo é o selo da união matrimonial.

A beleza do corpo dela, hoje, embora seja importante, amanhã não existirá mais quando o tempo passar e os filhos crescerem… O amor não é um ato de um momento, mas se constrói “a cada momento”. Não se pode conhecer uma pessoa “à primeira vista”, é preciso todo um relacionamento. Só o tempo poderá mostrar se um namoro deve continuar ou terminar, quando cada um poderá conhecer o interior do outro, e então, avaliar se há nele as exigências fundamentais que você fixou.

Filipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Escreveu 41 livros, e tem programas na TV e Rádio Canção Nova.Fonte: http://www.arquidiocesedepalmas.org.br/canais/central/artigos/artigo_exibir.php?codart=86




sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Jovem Católico.. ser ou não ser?

Praticamente todas as pessoas tiveram, tem, ou terão um momento de indecisão na vida. Um conflito interior ou até uma crise de identidade.

Quem sou? O que serei?

Irmão(ã), pode ter certeza, geralmente esta fase acontece na juventude. Por isso, é preciso ter o coração em Deus e os pés bem no chão. Digo “preciso” não apenas no sentindo de precisar, mas também de ser preciso, de precisão. Pois no caminho da salvação é preciso ser preciso.

Uma dúvida você não deve ter quando pensar em ser ou não ser um Jovem católico (Jovem com “J” maiúsculo, Jovem de Jesus), Jesus está presente na Eucaristia, vivo e ressuscitado. Esta é a única dúvida que não deve existir. Ele te ama, e te quer com Ele. Não O negue deixando de participar da Santa Missa. Não importa como os homens(e mulheres) deixam a casa de Deus com seus egoísmos, eles talvez estejam sendo usados pelo malíguino, mas também são teus irmãos, filhos de Deus e precisam da tua oração. “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céusMATEUS 5,10.

As provações que encontras na tua vida, até mesmo na igreja, no grupo, movimento ou pastoral que participas, não devem abalar a tua fé. Você precisa procurar e buscar Deus, pois Ele está te esperando.

Hoje li um posto no blog do Prof. Felipe Aquino, onde um padre chamado Gaspar Pelegrini partilhava sobre um programa de vida para o jovem católico. Achei muito interessante e por isso gostaria de partilhar alguns fragmentos com você hoje aqui em nossa reflexão, dos quais concordo e usei hoje em minhas orações.

Fica então as dicas do Pe. Gaspar para a tua vida:

“Instrui-se nas Verdades Eternas.

Procura conhecer a Religião, com seus dogmas, seus preceitos. Conhece a Deus e sabe que Deus o ama e só quer o seu bem.

Obedece a Deus (…)

Respeita os Mandamentos de Deus e da Igreja.(…)

Freqüenta os Sacramentos.

Sabe que, pela confissão, consegue o perdão dos pecados passados, e, pela comunhão, força para evitar novas quedas.

Reza com freqüência, principalmente a Nossa Senhora.

Não deixa passar um dia sem rezar. Vê em Nossa Senhora, uma Mãe que o ama muito. Reza sempre o Terço.

Pensa em seu futuro.

Antes de escolher qualquer profissão ou carreira, procura ver o que Deus quer dele. Está disposto a seguir a vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa, se Deus assim o quiser.Se vê que a vontade de Deus é que se case, leva a sério o namoro, escolhendo bem e respeitando a companheira.

Luta contra o pecado e suas ocasiões.

Prefere morrer a ofender a Deus, seu Pai, seu Salvador. Sabe quanto Jesus já sofreu pelos pecados. Esforça-se por viver sempre na graça de Deus. Evita programas inconvientes na televisão, revistas, ambientes perigosos. Vive sempre na presença de Deus.

Foge da ociosidade.

Está convencido de que a maneira mais fácil de cair no pecado é ficar sem fazer nada. Por isso está sempre ocupado.

Evita os maus companheiros.

Sabe que quem ama o perigo, nele cairá. Por isso foge de todos aqueles que podem fazer mal à sua alma, mesmo sob pretexto de amizade.

Não leva os outros ao pecado.

Tem grande cuidado para não dar escândalo. Não aconselha, nem convida a ninguém para ações ou lugares pecaminosos.

Detesta todos os vícios.

Não se deixa prender pelo álcool. Foge das drogas. Evita a música pesada e as imorais, porque também viciam. Combate todas as tentações contra a castidade (pensamentos, palavras, olhares, desejos, ações com outros ou sozinho).”

Fique com Deus


fonte: Blog do Jovem Católico

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Venha nos Conhecer!!!!

Neste domingo (08) participaremos de uma adoração no Grupo de Jovens Luz do Amanhã, da igreja São Sebastião, à partir das 19h15.
Não deixe de comparecer, conhecer nosso trabalho e, pricipalmente, sentir o amor que Deus tem por VOCÊ!!!!
Te esperamos lá!!

♥Fique com Deus♥



Ps:. Pra quem não conhece, a igreja São Sebastião se localiza na Rua Almirante Barroso (rua do Kart)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Banda Luz no Orkut

E aí pessoal...
Estamos com um perfil e uma comunidade no orkut...
Add e saiba mais sobre as novidades e veja também uma seleção maior das nossas fotos...

Comunidade
Perfil

Fiquem com Deus...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Contato

Entre em contato com a Banda clicando aqui!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Por que sou pecador?

É até muito fácil de entender! Muita gente pensa que somos pecadores, porque cometemos pecados. A verdade é bem diferente! Cometemos pecados porque somos pecadores e aqui está uma grande chave para o nosso crescimento. É que a compreensão de nossa condição de pecadores nos coloca sempre como dependentes da graça de Deus, à medida que formos dóceis.Além disso, é também a nossa aceitação da condição de pecadores que nos ajuda a nos livrar do orgulho espiritual, causa de grande perda para muitos! É por isso que, mesmo de um imenso mal, Deus pode elevar-nos a um imenso bem!
Fonte: Canção Nova.

História da Banda

A Banda Luz, nasceu através de um grupo de Jovens da Paróquia São Sebastião que foi fundado desde o ano de 2001. Lá nós nos encontrávamos aos domingos para celebrarmos juntos a vida e sobretudo louvar a Deus com nosso canto, e ministrando a palavra de Deus, também atendiamos e atendemos até hoje as necessidades de nossa paróquia, animando missas, encontros e catequese e também em alguns retiros promividos pela Diocese de Marília a qual pertencemos.
Muitas foram as vezes em que estivemos em retiros, encontros, gincanas e festivais, sempre com uma formação mista, com membros da Paróquia São João Batista e Catedral São Bento, além dos membros de São Sebastião.
Vários amigos e irmãos de missão nos apoiaram e nos lançavam para anunciar o evangelho, foi então que no fim do ano de 2008 tivemos uma oportunidade de participar honrosamente da abertura de um Show de evangelização de nossa cidade (Rosa de Saron) que aconteceu dia 25 de outubro do mesmo ano onde percebemos que o desejo do Senhor em nossas vidas era levar nossas canções e alegria além de nossa paróquia e Diocese, hoje tomados pelo espírito santo decidimos dizer um SIM definitivo a Deus que nos chama para evangelizar através da música, e anuncio da palavra de Deus, sem contar a alegria que a Banda Luz procura levar a cada rosto em que encontramos ao percorrer de nossa caminhada.
Essa é uma breve história da Banda, mas se quiser saber mais entre em contato conosco, e lembre sempre de nos colocar em vossa orações!

e-mail: bandaluz@terra.com.br

Deus Abençõe.

Salgadinho - Banda Luz.